O lugar de encontro de quem cultiva o Bem, o Bom e o Belo

Intenção e Desejo

Intenção e Desejo, a quinta das ‘7 Leis Espirituais do Sucesso’ deste famoso livro de Deepack Chopra. Autor também largamente conhecido, médico indiano, radicado nos Estados Unidos, autor de tantos outros livros.

Resolvi trazer as leis para as reflexões sobre ser, pois já há alguns meses elas vêm fazendo parte integrante da minha rotina e as tenho experimentado como poderoso instrumento para modificações de padrões que já não faziam sentido para mim, mas que teimavam em controlar meu comportamento. É preciso vigilância para transformar o que está ancestralmente e culturalmente enraizado em nós. As Leis podem ser muito úteis nesse sentido. São para mim. Espero que possam ser para você, caso precise ou deseje experimentar!

Assim como a maioria das pessoas que conheço que fazem uso de seus ensinamentos (muito práticos, isso é o que me agrada), trabalho uma Lei em cada dia da semana. Já não lembro se esta é uma orientação que consta no livro, mas isso não importa, o mais importante é a funcionalidade desta forma de aplicação. Depois de algumas semanas de trabalho atencioso, as Leis parecem se incorporar e agir de forma efetiva em nossas vidas. Claro, se elas fizerem sentido para você!

Mantenho uma cópia resumida na minha cabeceira e toda manhã, depois da minha meditação, leio, principalmente, a aplicação prática. Depois de algumas semanas de leitura, tudo fica mais orgânico e talvez a leitura passe a ser desnecessária. De qualquer forma, costumo mantê-las por perto. Vez ou outra, leio.

Ainda me impressiono quando, atentos ao que nos propomos, conseguimos perceber durante o dia inúmeras possibilidades reais de exercitar a Lei. Salve!

Então vamos lá!

Respeitando a proposta da semana, hoje quero te falar sobre a 5ª Lei: Lei da Intenção e do Desejo.

A Lei da quinta-feira nos diz que podemos acessar o campo das correlações e possibilidades infinitas, entrando no supremo terreno da criação por meio de uma intenção, e assim atuar conscientemente sobre o conteúdo energético e informativo do nosso corpo mecânico, bem como de nosso corpo estendido (o ambiente ao seu redor) e fazer com que as coisas se manifestem nele. De que jeito? Fazendo dos desejos os softwares da alma.

A atenção energiza, a intenção transforma, diz a Lei.

Ela também diz que sua intenção é para o futuro, mas que sua atenção deve estar no presente. O futuro é criado no
presente! Aceite o presente e pretenda o futuro.Intenção e desejo da semente germinando

Toda semente guarda o sonho de uma floresta. Não sei quem disse isso, mas acho uma linda e poética metáfora.

O que fazer, na prática, para que a semente dos seus sonhos germine? Seus sonhos representam você! A linda floresta que você pode ser.

A sugestão para quinta-feira é:

Faça uma lista dos seus desejos. Sim, pegue papel e caneta, escreva! Escrever intenção e desejo

Por um período de tempo que julgar necessário até que sinta que seus desejos já nasceram em outra realidade e que em breve poderá acessá-los, mantenha esta lista com você e olhe para ela antes de dormir (ou meditar) e pela manhã.

Quando sentir que seus desejos já foram atendidos (é como se já fossem um fato real, mesmo que ainda não estejam plasmados), libere sua lista no ventre da criação. Isso significa desapegar do desejo com a confiança de que tudo está à caminho e no seu devido e divino tempo. A lista em si, você pode queimar ou guardar. Gosto dessa ideia de guardar às vezes. Já experimentei sensações incríveis ao achar a lista depois de algum tempo e me surpreender por perceber que tudo o que desejei e intencionei em algum momento, já estava manifestado em minha vida.

Bom, mas nem todas as coisas saem exatamente e sempre como desejamos. Isso é porque não intencionamos direito? Não. Isso é porque o plano cósmico tem desígnios maiores do que podemos conceber. Aceite, confie, e o que for do seu destino (importante para que você possa manifestar sua melhor versão) virá até você.

Toda quinta-feira também, exercite a consciência no momento presente em todas as suas ações. Fique vigilante para que os obstáculos do dia (ou aqueles da próxima semana, que por vezes costumamos ansiosamente antecipar mentalmente) não consumam ou dissipem a qualidade da atenção no momento presente.

Aceitando o presente como ele é, o futuro se manifestará nas intenções e nos desejos mais caros e profundos.

Conforme ensinam os Upanishads, escrituras sagradas hindus:

‘O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.

O que for o teu desejo, assim será tua vontade.

O que for a tua vontade, assim serão teus atos.

O que forem teus atos, assim será teu destino.’

Comentários

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar uma dessas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Caminhos
Sabedoria
Atitudes
Autoconhecimento
flor de lotus