O lugar de encontro de quem cultiva o Bem, o Bom e o Belo

Yoga e Meditação são a mesma coisa?

Yoga e Meditação são a mesma coisa? Já pensou sobre isso?

Assistia a um vídeo do programa Sem Censura, quando um dos participantes perguntou para o André Ahlaad, da Yoga de Rua, se yoga e meditação eram a mesma coisa. Pensei: ‘uma boa pergunta para a sessão Conversa. Já ouvi esse questionamento também.’ Não lembro exatamente a resposta do André. Lembro de ficar refletindo sobre como eu mesma respondi algumas vezes essa questão e de ficar divagando a respeito. Tem conceitos que não são consenso, ou, na verdade, tem conceitos que podem ser descritos de diferentes formas.

Compartilho com você meu entendimento.

Quando falamos de yoga a primeira coisa que vem a nossa mente são as posturas, os ásanas. Parece que popularizamos a prática com o nome da ‘filosofia’. Esse é meu entendimento. Yoga está mais para um modo de vida, que inclui a prática de ásanas, mas não se resume a elas.

Neste sentido, pratica-se também uma postura ética em relação à vida (e talvez essa seja sua máxima), pratica-se o serviço ao próximo, o autocuidado, a respiração consciente, a ativação dos chakras… A meditação. Talvez até possamos encarar a meditação como uma culminância de todas as práticas, ou ainda uma possibilidade decorrente de todas as práticas. Pois é mais fluido meditar (ou estar aberto para meditação te arrebatar), por exemplo, quando nosso corpo foi preparado, quando nossas emoções estão apaziguadas, quando nossa mente consegue ter foco.

Mas essa é só minha percepção concebida depois de algumas leituras e muita prática. Faz sentido para você?

Acredito que tudo que vem do mesmo princípio é a mesma coisa, só que às vezes tem aspectos diferentes.

De fato, Yoga é a união com o Divino. Meditação também.

Comentários

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar uma dessas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Como faço para marcar o tempo de meditação? Huum…

Você costuma usar um despertador e acha muito barulhento?

Se não colocar o despertador, fica olhando o relógi...

Caminhos
Sabedoria
Atitudes
Autoconhecimento
flor de lotus